terça-feira, 21 de julho de 2009

Fortes Report para lazarus

Terça-feira, 21 de Julho de 2009
Fortes Report para lazarus
Estou disponibilizando a versão para lazarus do excelente gerador de relatorios Fortes Report.

A conversão ainda não está completa, mas pra mim, está perfeitamente funcional.

Essa conversão é baseada na versão 3.24B14.

Não testei tudo, apenas converti, criei um relatorio relativamente complexo, imprimiu beleza, então funciona ok.

As correções efetuadas serão disponibilizadas somente a noite.

Assim que eu aprender como trabalhar com CVS estarei disponibilando o pacote, se possivel, no sourceforge. Quem puder demonstrar como se faz isso, ficarei muito agradecido.

Historico
23/07/2009:
No linux, nao precisa mais da biblioteca libborqt-6.9.0-qt2.3.so
.Draftfilter:
.Retirada todas as chamadas de scanline, antes dependente da dll, que teve mal funcionamento.
Obviamente, em alguns casos deve retornar algum valor estranho. Nos meus testes funcionou normalmente
.Eu consegui usar o DraftFilter de duas maneiras:
1- DeviceKind:=dkFilename;

linux-> DevicePath:='/dev/lp0';
windows-> DevicePath:='prn';
...funcionou perfeitamente
ou
2- DeviceKind:=dkFilename;
DevicePath:='/tmp/saida.txt';
Nesse caso gerou um arquivo txt, usando o comando
$ cat /tmp/saida.txt > /dev/lp0
type c:\saida.txt > prn
...funcionou perfeitamente



22/07/2009:
.Na versão para linux, não precisa mais da librlreportshared.so
.Corrigido bug do ShowProgress, que eu havia fixado em True.
.DraftFilter não funcionou, provavelmente problemas com a dll.

21/07/2009:

.Listagem simples com Header, ColumHeader,Detail, Summary e Footer funcionou perfeitamente.
.Relatorio com RLGroup funcionou perfeitamente
.Exporta para PDF, RichText, HTML e Excel sem problemas
.Preview funcionando perfeitamente.
.Print funcionou perfeitamente.

.DraftFilter ainda não foi testado. Assim que eu conseguir uma impressora matricial eu farei os testes.

.Os componentes RLBarcode e RLAngleLabel estão sem a opção de rotacionar, pois ainda não está resolvido a questão do ScanLine, que não tem na classe TBitmap do freepascal.

.O componente RLPreview não funcionou, da erro e fecha o lazarus
.Testado em win32 e GTK2 (no meu ARCHLINUX)
.Na GTK2 apresenta problemas na ide. Ao recarregar um projeto com o componente RLReport, simplesmente fica impossivel de alterar, pois não é possivel discernir onde estão os componentes.
.No windows funcionou beleza, sem problemas na ide.

Postem suas sugestões, criticas e duvidas para que todos possamos tirar proveito desse componente, e deixa-lo o mais funcional possivel.

email para contato sobre o projeto:
dicas4lazarus@yahoo.com.br

O link para download do componente é:
fortes4lazarus.tar.gz

http://www.4shared.com/file/120192061/cca35d61/fortes4lazarustar.html

11 comentários:

  1. Por favor, use o subversion no google code.
    o CVS é meio complicado e antigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou meio leigo nesse assunto, vou pesquisar, mas se indicar onde encontro ajuda, fico muito grato

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa. Eu converti o componente gboleto para lazarus, como na época ele usava o quickreport como padrão no delphi, tive que utilizar a Braslibry pois o Lazreport ainda não estava estável, isso foi na 0.9.12 ainda. Agora finalmente estou portanto para Lazreport, mas incluirei o Fortes também. Tenho outros componentes também, em breve estarei colocando meu site no ar novamente. Segue meu email para contatos: fred_m_augusto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou interessado em ajudar pois tenho experiencia em portar componentes do delphi. Você pode colocar o código no subversion do projeto do Lazarus-ccr do sourceforge (lazarus-ccr.sourceforge.net). Isso ajudaria em muito o desenvolvimento, mas para isto você tem que aprender a usar o SubVersion

    ResponderExcluir
  5. /usr/bin/ld: warning: libborqt-6.9.0-qt2.3.so, needed by /usr/lib/lazarus/components/fortes4lazarus/rlreportdll//librlreportshared.so, not found (try using -rpath or -rpath-link)

    não instala no lazarus 0.9.27 tá dando esse erro.

    ResponderExcluir
  6. Olá Isaac,

    Primeiramente parabéns pela contribuição ;-) .

    Testei o pacote no Lazarus 0.9.27 (em cópias Linux e Windows) e funcionou perfeitamente.

    Quanto ao subversion acesse esse link [http://sites.google.com/site/silvioprogbs/documentos] e baixe esses arquivos "SVN-Basico.pdf"; "SVN-Avancado.pdf".

    Escolha um client para SVN (indico o RapidSVN para Linux e TortoiseSVN para Windows), bem como um local para hospedar os fontes, o SourceForge tem estrada com softwares hospedados por lá, o Google Code é mais novo, mas já tem também muitos softwares hospedados, e é mais fácil trabalhar no Google Code, vide um framework para Delphi que esta hospedado por lá: [http://code.google.com/p/infra/].

    Caso você queira, posso hospedar uma cópia snapshot da tua forte contribuição aqui [http://silvioprog.blogspot.com/], BlogSite que alguns desenvolvedores costumam visitar.

    Forte abraço,
    Silvio Clécio.

    ResponderExcluir
  7. Ola Silvio
    Obrigado pelas dicas.
    Pode fazer um snapshot no seu blogsite ok.
    Criei um projeto no sourceforge.net, mas não consegui fazer upload nenhum, acho que eles tem que liberar.
    Vou estudar os manuais de SVN, tenho pressa em resolver isso, pois não disponho de muito tempo e qto mais pessoas colaborar melhor.

    ResponderExcluir
  8. Então Isaac, faça o teste também com o Google Code, eu tenho um projeto no SF e esperei três dias para o projeto ser aprovado, vale ressaltar que na primeira tentativa não tive sucesso.

    O Google Code é bem prático, veja o SVN do livro que indiquei pra você [http://code.google.com/p/svnbook-pt-br/]; estando com um client instalado em teu PC, não tem segredos, é "arregaçar" as mangas e fazer os uploads, os ajustes podem ser feitos com o decorrer do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  9. Ola Ademir
    Na versão mais recente não tem mais essa dependência.
    Instala e depois da um retorno ok

    ResponderExcluir
  10. Ola Luis Américo
    Entre em contato pelo email ok dicas4lazarus@yahoo.com.br
    Quem quiser entrar em contato, estou a disposição, lembrando que só respondo as mensagens a noite ok.

    ResponderExcluir
  11. Olá Isaac,

    Já disponibilizei um snapshot no link [http://sites.google.com/site/silvioprogbs/downloads], arquivo "fortes4lazarus.zip".

    Um grande abraço,
    Silvio Clécio.

    ResponderExcluir